A Importância do Fit Cultural

O Segredo Além das Competências Técnicas e Comportamentais em Processos Seletivos

     Você já participou de um processo seletivo para uma vaga que você queria demais, avançou no processo, achava que iria ser o emprego perfeito para você, mas no final escolheram outra pessoa?

     Essa situação é extremamente frequente e o fator principal normalmente é o FIT CULTURAL. Você já ouviu falar nisso? Você sabe o que é FIT CULTURAL?

     FIT CULTURAL é o encaixe, ou enquadro de valores dos candidatos, com os valores da empresa para uma determinada posição. Os melhores recrutadores/headhunters do mercado são aqueles com a maior SENSIBILIDADE em perceber a CULTURA da empresa, dos gestores diretos e do ambiente de trabalho relacionados a uma posição em aberto específica. FIT CULTURAL, por vezes, pode ser até mais importante para muitas empresas do que a competência técnica.

     Pense que entrevistas estruturadas, feitas pelos melhores recrutadores de mercado, envolvem com frequência 4 tipos de perguntas:

1. Perguntas pessoais básicas de origem, contexto de moradia e família,

2. Perguntas de COMPETÊNCIAS TÉCNICAS,

3. Perguntas de competência COMPORTAMENTAL

4. Perguntas de FIT CULTURAL.

     Essas perguntas são feitas dentro da história do candidato, fluem naturalmente na conversa, e são pontuadas dentro do CONTEXTO de cada fala em momentos oportunos.

     As PERGUNTAS TÉCNICAS são aquelas que queremos saber os CONHECIMENTOS, HABILIDADES e EXPERIÊNCIAS dos candidatos. Ou seja, queremos saber “O QUE” o candidato sabe fazer. 

     Já nas PERGUNTAS COMPORTAMENTAIS identificamos o “COMO” o candidato tende a trabalhar. 

     Então, nas perguntas de FIT CULTURAL, nós procuramos os elementos MOTIVADORES, isto é, os POR QUÊS, CRENÇAS e VALORES do candidato. Ou seja, buscamos o porquê o candidato faz o que faz, e da forma que faz. 

     FIT CULTURAL entre candidato e empresa é essencial para economia de tempo e dinheiro. Visa a retenção de capital intelectual, alcance de alta performance, melhor clima no ambiente de trabalho e especialmente minimizar gastos com “turnover” de equipes.

Portanto, perguntas que não são para avaliar seu contexto familiar, suas competências técnicas ou comportamentais, podem ser perguntas de FIT CULTURAL.

Acesse outros conteúdos