Desvendando a Cultura Organizacional

Além dos Princípios e Valores, A Prática que Fala Mais Alto!

Por que a turma “viaja” tanto para falar de CULTURA ORGANIZACIONAL?

Sempre que procuro uma publicação para ver o que os grandes “players” tem falado de cultura me sinto um pouco frustrado. Sinto que filosofam muito e trazem poucas alternativas de valor aplicável de fato.
Diante dessa frustração, parei aqui para escrever um pouco daquilo que temos vivido nos nossos diferentes clientes para tratar desse assunto.

Primeiro, quer fazer um diagnóstico da CULTURA ORGANIZACIONAL de uma empresa? OUÇA, OUÇA, OUÇA e PERCEBA os ambientes. Esse é o fundamento. Comece ouvindo primeiro, se possível, os FUNDADORES, em seguida os atuais estrategistas da empresa, caso sejam diferentes:
Proprietários, Conselhos, CEOs, CFOs, COOs… Entenda qual é a HISTÓRIA construída até o momento. Perceba os princípios e valores por trás de cada fala. A sensibilidade, maturidade e experiência são fundamentais nesse momento. A HISTÓRIA conta muito sobre a CULTURA. Mas não se engane! Essa história da empresa, sempre tem uma narrativa de um ponto de vista, mas ela NÃO necessariamente revela a CULTURA ATUAL.

Segundo, CULTURA é entendida nos HÁBITOS implantados nas empresas. É essencial entrar, conviver, perceber, quais são os hábitos dos times estratégicos, táticos e operacionais. Entender o dia a dia, como estruturam as suas agendas diárias e semanais. Sua AGENDA me conta quais são as suas PRIORIDADES! Como as pessoas organizam suas agendas dentro da empresa, dentro de cada função, é uma ferramenta poderosa para pegarmos esses aspectos práticos da CULTURA ORGANIZACIONAL. Quer um exemplo prático? Selecione alguns dos seus colaboradores da equipe administrativa, peça para ele(a) montar para você, ou te mostrar, o planejamento de trabalho semanal e diário dele. Veja quais as atividades mais tomaram tempo em cada dia e na semana, note quais os problemas esse colaborador conseguiu resolver, perceba quais as ações de valor ele produziu na semana. Faça isso com colaboradores que correspondem e com os que não correspondem as expectativas. Você vai identificar comportamentos que são DESEJÁVEIS, e os que NÃO são DESEJÁVEIS na organização.

Terceiro, muitos pensam que CULTURA ORGANIZACIONAL são os PRINCÍPIOS E VALORES, os quais, de modo comum, estão estampados nos slides de integração ou treinamento dos colaboradores, e as vezes ficam expostos nas paredes. Por vezes, vemos os FUNDADORES, e EQUIPE ESTRATÉGICA com PRINCÍPIOS, VALORES E IDEIAS que NÃO se refletem nas ações dentro dos times TÁTICOS ou OPERACIONAIS. Aí que normalmente percebemos o nível e a GRAVIDADE dos problemas que geralmente envolvem a COMUNICAÇÃO. Todas as empresas em que atuamos até hoje apresentaram para nós algum problema de COMUNICAÇÃO em algum grau. Fofocas, ruídos, problemas com retornos (“feedbacks”) por uma infinidade de causas falam um pouco dessas falhas de COMUNICAÇÃO.

Esse assunto pode ser ainda mais prático e para aprofundarmos mais na questão da CULTURA ORGANIZACIONAL

Acesse outros conteúdos